quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A arte de brincar com fogo

Quando meu pai veio aqui ao Rio, comprou uma garrafa de vinho do porto, porque "tava muito barato". Acontece que ele voltou pra Natal e esqueceu a danada da garrafa. "Não tem problema, filha, fica de presente pra você".


Vamos aos fatos: eu não sou fã de vinho do porto. Acho muito doce. Então, ao invés de tomar "uma dose diária, que faz bem ao coração", tive que encontrar outras formas de uso.

- Quando erro na compra de um vinho barato, jogar uma dose de vinho do porto torna o outro MUITO mais palatável (Heresia, eu sei, mas enfim...)
- Carne com creme de leite, molho de tomate E vinho do porto é BOM
- Aliás, molho de tomate com vinho do porto é sempre bom, mesmo quando pra ser usado no macarrão

- FLAMBAR!

É exatamente sobre esse último que quero me deter.

Acho que toda casa deveria ter uma bebida especialmente comprada para flambar. Uma fruta flambada + uma bola de sorvete. Pronto! Você tem uma sobremesa deliciosa. Imagine aí. Morango com vinho do porto. Pêra com conhaque. Abacaxi com rum. Banana com cachaça. O céu é o limite!

No geral, você só precisa colocar a fruta cortada numa frigideira com manteiga e açúcar, para caramelizar; jogar a bebida e TACAR FOGO. Pode acender o negócio com um fósforo comprido (Não faço, porque tenho medo de me queimar); ou inclinar um pouco a panela, como se fosse derramar o conteúdo dela, até que o álcool entre em contato com a chama do fogão. Volte a panela para a posição normal e espere o fogo apagar.

Também dá pra acender usando uma concha de cabo longo, o que, dizem, é até mais indicado. Aqueça a concha no fogo e coloque o álcool nela. Acenda na chama e, quando começar a pegar fogo, jogue na comida.

Óbvio que daí você pode incrementar a produção, dependendo da fruta escolhida. Que tal morango ao vinho com raspas de chocolate? Ou quem sabe colocar um pouquinho de canela na pêra? O abacaxi ao rum pode ser complementado com côco ralado ou mesmo sorvete de côco. Por que não servir a banana com nata ou creme de leite ao invés de sorvete?

Ou troque as frutas e as bebidas. Abacaxi com conhaque é ótimo. Banana com rum idem. Pêra com vinho, então...

Cozinha é experimentação. Experimente!

Mas tenha cuidado!

Pelamor, NUNCA deixe a garrafa de bebida próxima ao fogão NEM coloque mais álcool quando o negócio tiver pegando fogo. Escutem esta que vos fala, uma das pessoas mais desastradas do mundo: isso termina em acidente!

_________


Quem me conhece sabe que flambar é tipo... Um vício. Quando descobri o poder das comidas flamejantes, simplesmente queria flambar TUDO - frutas, camarão, massas, carnes. Dá um sabor diferente, mais refinado. Enfim... O que você tá esperando pra brincar com fogo? ;)

2 comentários: