sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escondidinho de batata com carne de sol



Oi, você que só lembra de tirar foto quando os pratos estão parcialmente comidos


Com algum atraso, falemos hoje do escondidinho de batata com carne de sol. Você pode substituir a batata também por aipim/macaxeira/como-se-chamar-isso-na-sua-terra, que é a receita tradicional no Nordeste. Quando fizemos, já tínhamos a batata em casa, então optamos por ela. Seja como for, o processo todo é bem simples. Você vai precisar de:

- 1 kg de batata (ou macaxeira/aipim)
- 500 g de carne de sol
- Manteiga (se for da terra, melhor!)
- 1 cebola grande
- 2 copos de leite
- Queijo***

*** Sugerimos queijo de coalho ou mozzarella, mas na nossa receita aconteceu um pequeno porém. No mercado, a fila dos frios estava gigantesca. Eis que eu decido pegar um pedaço não-fatiado de mozzarella, pra gratinar. Distraída e meio apressada, pego um tal de "Queijo M". Pergunto para Amanda - uma das moças prendadas que mora comigo e que ia me ajudar na cozinha - "Isso é mozzarella, né?".

Ela, igualmente apressada, responde: "É, po".

Acontece que NÃO ERA. Era queijo Minas!!! Quando abrimos o pacote, deu pra perceber a consistência diferenciada. Hahahaha. De qualquer forma, usamos o queijo minas (e um pouquinho de parmesão) e deu certo! Assim, sinta-se à vontade pra escolher o que mais lhe apetecer. :P

O escondidinho com os queijos, antes de ir ao forno

Escolheu o queijo? Separou os outros ingredientes? Então vamos começar a fazer o bagulho. :)

Para a carne de sol, você vai precisar dessalgar e desfiar. Ok, talvez você esteja se perguntando: Oi? Dessalgar? Existem dois métodos. Um é para os premeditados: corte a carne em pedaços menores e coloque-os de molho por 12h. Guarde o recipiente na geladeira e troque a água toda a cada 4h.

A outra é para casos emergenciais. Também é preciso cortar a carne, mas ela vai ao fogo com água até ferver. Deixe ferver um pouco e repita a operação até ter o resultado esperado. Umas três fervuras devem bastar.

Depois disso, desfie.

Agora refogue a cebola grande (se for em manteiga da terra, melhor ainda) e jogue a carne devidamente desfiada na panela até assar. Quem gostar, pode colocar nata na mistura. :)

OBS: Vale lembrar que a carne de sol pode ser trocada por qualquer outro recheio que você goste: frango, carne moída, camarão... No caso, seria meio que uma tortinha de batata, mas o princípio é o mesmo. Se achar muito difícil encontrar ou preparar carne seca, USE OUTRA COISA.

Agora vamos à parte da batata! Cozinhe as batatas sem casca. Vale cortá-las em rodelas, o que torna tudo mais rápido. Quando elas estiverem molinhas, tire da água fervente e amasse. Coloque um pouco de manteiga da terra e misture à massa. Depois, vá adicionando o leite devagar (pra não talhar). O leite também pode ser substituído por creme de leite, if you wish. Como preparamos o escondidinho no mesmo dia que o strogonoff de camarão, usamos leite e um pouco de cream cheese. Vá misturando aos poucos até que o negócio fique com uma consistência de purê.

Terminou? Agora é só montar! Pegue uma forma refratária, acomode aí metade do purê de batata (mais uma coisa que você aprendeu a fazer!). Agora coloque o recheio. Por fim, o resto do purê.

Coloque o queijo escolhido e leve ao forno até gratinar. Et voilà! Eis aí o seu escondidinho de batata com carne de sol! Ou o seu escondidinho de macaxeira com camarão! Ou com frango! Ou whatever... Você já aprendeu. :)

PS: Na foto, Amanda, a pessoa mais feliz ao cortar batata.

3 comentários:

  1. Melina, muito legal teu blog! Vou tentar me aventurar com a receita de escondidinho aqui na França, depois te conto o resultado!

    Bisous.

    ResponderExcluir
  2. nunca deixe melina tirar fotos suas durante o preparo, ela vai postar no blog.

    ResponderExcluir
  3. Mari, tenta por aí e me conta mesmo! Aproveite muito aí na França, tá? Cê foi fazer o que? Intercâmbio da faculdade? :)

    Amanda-anônima, deixe de coisa, po. Tá toda bonitinha e sorridente-sem-dente! :D

    ResponderExcluir